LINKS

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PICHAÇÃO vs. GRAFITE


        Vocês já sabem a diferença entre pichar e grafitar
        Não, não é a mesma coisa. Aliás são bem distintas. 

       O grafite tem na pichação sua origem e, conta com a participação de grupos de jovens com alguma formação artística, que desenvolve uma linguagem mais elaborada reivindicando para si status de arte radical. O grafite normalmente pode aparecer em formas de protesto para aproximar o publico a obra. Ele também está ligado ao hip-hop, usando letras e personagens caricatos em seus desenhos, o colorido é outra característica dele.

      Já a pichação é ilegal, além de ser um ato de “desenhar” , rabiscar ou apenas sujar algum patrimônio público, normalmente são frases de protestos ou assinaturas pessoais.

      E agora ? Deu para diferenciar um do outro? Pois se ainda está em dúvida da mais uma olhada:


     O grafiteiro tem a autorização para realizar o trabalho naquele espaço. Já os pichadores impregnam a cidade com uma poluição visual reivindicando um caráter de competição entre gangues.

     E você sabia que o rabiscado que você as vezes faz distraidamente na carteira da escola também é um ato de pichação? Mude isso, seja um grafiteiro..aposto que todos vão gostar!

    Grafite:

  
Pichação:


Por: Thamara Aline
Postagem baseada no texto da professora Fátima (Educação Artística).

Um comentário:

  1. Olá!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho Tamara!
    Só acho que seria legal ter pesquisado mais sobre a visão dos pichadores, já que nem sempre a pichação é vista como "um ato ilegal" e "poluição visual". Na verdade, atualmente, existem correntes do Estudo da Arte que consideram e até valorizam a pichação como forma de expressão...
    De qualquer forma, parabéns por sua pesquisa e pelo capricho!
    Professor Raimundo - História - EE Deputado Silva Prado

    ResponderExcluir