terça-feira, 3 de setembro de 2013

"EU VEJO GNOMOS" - PROFº ORLANDO (A entrevista)

  E aí galera!?
 Finalmente, chegou a tão esperada  entrevista com o Profº Orlando
 Para quem não o conhece, Orlando Lopes de Souza, do signo de libra, leciona Física, aqui na escola Silva Prado a 23 anos. Bastante tempo, não? 
 A equipe do blog conseguiu essa entrevista EXCLUSIVA, especialmente para vocês alunos e ex alunos, que querem saber de todos os detalhes e segredos desse professor tão especial. 



*Blog: “Há quanto tempo o senhor da aula de física?”
Professor Orlando: “Quase 30 anos.”

*Blog: “O senhor já exerceu outras profissões? Quais?”
Professor Orlando: “Já.  Já fui  torneiro mecânico, depois desenhista técnico, depois projetista já tive até um comércio e assim se foi...”

*Blog: “E por que física?”
Professor Orlando: Física foi por influência de dois professores.   “Um quando eu estava na 6ª série, eu tinha 12 anos, estudava numa escola pública... Sempre estudei em escola pública, menos a faculdade. Então... Eu tinha 12 anos, o professor fez uma pergunta, eu queria responder, mas fiquei quietinho. Quando ele deu a resposta eu vi que estava correto, fiquei quieto, na minha e ai pensei ‘eu gostaria de estudar isso’. E o segundo foi na faculdade, que falou sobre um fenômeno de ótica e foi ai que eu quis descobrir mais, estudar.”

*Blog: “Qual a parte da física que o senhor mais gosta?”
Professor Orlando: “A física, ela é muito ampla... A parte que eu gosto de dar aula, é sobre o universo, sobre o espaço. Isso faz parte do conteúdo do primeiro ano, mas eu gosto de toda parte de física do ensino médio. Pra eu estudar, que eu gosto, é física quântica ou física de partículas.”

*Blog: “Qual seu hobby?”
Professor Orlando: Ler livros de ficção científica, ou livro técnico na área de ciências, revistas de ciências... “Passear também, mas se for pra passear, eu gosto de passear em shoppings, supermercados e feiras.Gosto de ir á lugares que tenham muita gente.Por exemplo, shopping no domingo a tarde.”

*Blog: “Professor, uma vez o senhor disse que gostava de olhar as estrelas, por quê?”
Professor Orlando: “Porque as  estrelas... É uma coisa que quando eu era pequeno, acho que eu nem sabia ler e escrever ainda, tinha uns 5 anos eu morava num lugar que era até rua de terra, o céu era bem estrelado, não era como hoje em São Paulo. Então o que eu fazia pra ver estrelas, eu deitava no chão, como não passava muito carro eu ficava deitado no meio da rua vendo as estrelas. Porque eu acho que tem a beleza das estrelas, mas elas trazem muitas informações pra gente, embora seja do passado, são importantes pra gente.”


*Blog: “Se o senhor não fosse professor de física, o que o senhor acha que seria?”
Professor Orlando: “Se eu não fosse professor de física, eu seria alguma coisa na área técnica, ou na área de projetos mecânicos, tenho capricho aos meus desenhos. Nada que envolva arte, que seja na área técnica. Se for da parte técnica eu gosto, agora se for da área artística, nada!”


*Blog: “Professor como é sua relação com os alunos?”
Professor Orlando: “Atualmente eu acho que tenho que separar em duas partes, uma é enquanto pessoas, os meus alunos como se fosse meus filhos, meu tudo. Então eu gosto demais deles, quando é as férias, eu até fico doente por ficar longe deles, todas férias a mesma coisa, essa é a parte que eu diria, humana. Ai tem a parte, técnica, é a parte da minha responsabilidade, tenho que dar conta que eles saibam, sejam formados, preparados para a vida, para o Mundo. Nessa vertente, eu acho que a gente fica um pouco tumultuado, porque assim, devido até a idade, vocês gostam muito da parte humana, parte de pessoa com pessoa. Eu tenho que dar conta, uns vão prestar vestibular, outros escola técnica, outros vão esperar um pouco mas lá pra frente vão precisar desse ensinamento. Não posso esquecer isso e não esqueço. O pouco que eu puder contribuir, eu tenho que contribuir, não posso deixar pra lá não.”

*Blog: “Professor uma vez o senhor disse que gosta muito de dar aula na sala 8, e que tinha um mistério. O senhor pode contar pra gente?”
Professor Orlando: “Aquela sala tem um mistério”, é uma sala que sempre, a maior parte do tempo que eu estou no Silva Prado, eu dei aula lá.  Aquela sala é uma sala que tem a porta estreita, agora trocaram a lousa mas a lousa era diferente, a disposição dos armários eram diferentes, uma vez eu dava aula a noite e fugiu um bichinho da professora de ciências, um hamster. Então podia estar em todo lugar, mas ele foi pra sala 8. Vocês podem ver, quando é sala ambiente todo mundo vira e mexe, os alunos entram lá. Como se fossem conduzidos, e não é por minha causa é por causa da sala ,porque até pessoas que não sabem pra onde ir, entram lá. Quando é época de eleição forma a maior fila na sala 8, tudo naquela sala, é uma sala especial. Eu gosto muito de ficar lá. De todas as salas, é a mais fria. E no verão é a sala mais quente que tem.”


*Blog: “Qual frase o senhor mais gosta? Que levaria pra vida toda, e tal.”
Professor Orlando: “Poderia ser assim... “Ser sempre humano”. Nunca esquecer que somos sempre humanos, como principio de ser humano, tem que ser bom. Bom no sentido, de ser solidário com o outro, em qualquer situação. Não ser solidário apenas em uma situação de emergência, mas em todas as situações, até com quem a gente acha que não conhece, a gente conhece um ao outro. Não preciso saber nome, detalhes da pessoa, só preciso saber que somos semelhante. Se é semelhante, a pessoa tem vontade, tem dor... Então é uma pessoa como a gente. Se fosse falar uma frase, seria essa. “Se ver no outro como pessoa.”

*Blog: “O senhor tem um físico favorito?”
Professor Orlando: “Tem vários, o atual, se for em questão de atualidade  poderia colocar o Stefen Halfen. Tem o Bohr, ele foi fantástico. Albert Eistein foi , Galileu Galilei foi... Um monte deles. Mas acho que o Bohr é especial.”


*Blog: “Qual seu maior sonho?”
Professor Orlando: “Esse eu tenho... Queria que um dia, todos os meus alunos, todos. Os que passaram, os que estão presentes em minhas mãos e os já foram, todos pudessem se dar muito bem na vida. Que fossem felizes, que lá na frente pensasse. Como eu sou feliz de ser brasileiro, de ter estudado em uma escola pública, de ter conhecido gente com a gente. De ser feliz, sem se arrepender de nada do que fez. Que façam coisas boas na sociedade, que sejam felizes.”


*Blog: “Se o senhor fosse um super herói qual seria seu poder?”
Professor Orlando: “Meu poder... O que eu gostaria que acontecesse, era que em algum momento na vida do ser humano não tivesse nenhuma guerra,  nenhum conflito. Que ninguém sofresse, ninguém tivesse doença, ninguém passasse fome,  ninguém tivesse frio. Quem passa por esses problemas sociais, só quem tá passando por isso sabe. Só que com tudo isso, tem uma coisa que supera, que é a saúde. Se tiver saúde, da pra contornar tudo. Se não tivermos saúde, não dá pra fazer nada, desanda tudo.”


*Blog: “E professor uma ultima pergunta... Por que o senhor sempre diz que vê gnomos?”
Professor Orlando: “Mas eu não digo, eu vejo”. Eles estão lá e estão aqui comigo hoje. Tem um ali olha –ele disse apontando pra cima do armário- ele tá de roupinha roxa, eles vem me ver.”


*Blog: “Por que? Como o senhor vê isso?”
Professor Orlando: “Não sei, tem que perguntar pra eles mas eles não querem falar. Aonde eu vou, eles vão. Eles estão comigo no carro... Onde eu estou, eles estão junto comigo. Hoje mesmo, quando eu cheguei aqui na escola ele bateu aqui no meu ombro, fez um sinal pra mim com uma chave na mão... Eu entendi que tinha que ir em casa, porque tinha deixado uma porta aberta. Voltei e estava mesmo... Então, eles estão ai. Ó, não sei como faz pra ver... Eu vejo, uai. "Acho que todo mundo tem que ver.”

*Blog: “Ultima pergunta mesmo, se o senhor fosse escolher um objeto relacionado a física, qual seria?”
Professor Orlando: “De uma maneira geral, mas se eu fosse escolher eu escolheria um objeto que está entre o professor, o aluno, a escola... O livro. Em demais proporções. Não importa sobre o que seja o livro, esse livro tem informações... um vai ver e obter informações que lhe interesse, a partir disso do livro, a gente pode fazer novas amizades, até casar por causa do livro... Vocês acreditam?! Eu, por exemplo, casei por causa de um livro. Foi assim, eu tava na faculdade, e a pessoa com quem eu casei... Na hora do intervalo, por acaso essa moça... Ela tava no 1º ano e eu já no 4º quase saindo, e essa moça estava no mesmo grupo de amigos e por acaso, não sei por que, surgiu a história de um livro, que era sobre um acidente areo que aconteceu, que essas pessoas tinham até comido uma a outra, ai eu li o livro e ela também tinha lido. A gente começou a conversar sobre o livro... Conversamos, conversamos, namoramos e acabamos casados. Mas olhem onde começou a amizade? No livro. Talvez, pra história da humanidade tudo ta baseado em livro. O que é mais importante em termos de objeto, para o povo católico, a bíblia. Para os muçulmanos, é o Alcorão. Então tudo esta baseado em livro. Eu tenho uma biblioteca em casa e tenho livros raríssimos . então se eu fosse escolher um objeto, seria o livro.”

*Blog: “Obrigada professor..”
Professor Orlando: “Espero que tenha servido de alguma coisa, e a ultima coisa... Ser professor é a segunda coisa mais importante do mundo.”

*Blog: “E a primeira?”
Professor Orlando: “A primeira é ser mãe. Mãe, não há nada que supere isso.”

  Espero que você tenham gostado tanto quanto nós desta entrevista tão especial...fiquem de olho , para saber quem vai ser a próxima pessoa a ser entrevistada. 

Por: Beatriz (1ºG), Thamara (2ºA) e Jade (2ºA)

2 comentários:

Pesquisar este blog

ASSUNTOS

19 (1) 1ª Série (3) 1º ano (17) 2°ano (8) 2014 (2) 2015 (1) 2016 (4) 2017 (2) 2021 (4) 3ª série (3) 3º ano (40) (1) 6º ano (1) 7º ano (1) 8ª Série (2) 9º ano (2) AAP (5) Acolhimento (1) Aconteceu (2) Agita galera (4) Agita galera 2011 (4) Agita galera 2012 (3) Agita galera 2013 (2) Agita galera 2014 (2) Agita Galera 2020 (4) Alunos (37) Aplicativo (1) Arte (26) Artes (3) Atitude (14) Atividade (2) Aula Remota (2) Avaliação (4) Banda Silva Prado (18) Biblioteca (1) Bienal (1) Biologia (11) Blogs (4) Bolsa do povo educação (2) Bullying (5) calendário 2015 (1) Campanha (10) Campeonato 2011 (2) Campeonato 2013 (2) Campeonato 2014 (5) Campeonato 2015 (8) Campeonato 2016 (4) Campeonato 2017 (6) Campeonato 2019 (2) Campeonato Tênis de Mesa (1) Cantina (1) Carnaval (2) Celular (1) CERN (1) Chip (2) Cidadania (3) Ciências (5) Cinema (6) CineSexta (1) Classroom (3) Codiv 19 (3) Comemoração (2) Comprovante de vacina (1) Comunidade (1) Concurso (1) Concursos (11) Conhecimento (1) Consciência (16) Consciência Negra (3) Conselho de classe (2) Consumismo (1) Contrato pedagógico (1) Conviva (1) Coordenação (13) Copa do Mundo (2) Coronavírus (4) Cosplay (1) Cotidiano (6) Covid (11) Cultura (15) Cursos (11) Curta metragem (1) Dança (1) Debate (1) Dengue (1) desabafo (2) Despedida (1) Dia "D" (1) Dia do Desafio (1) Dia dos Namorados (4) Dia dos Professores (1) Dica (17) Dica Cultural (8) Direção (2) Disciplinas (2) Diversão (5) Doxa Café (1) EaD (1) ed.física (1) Educação (12) Educação Artística (2) Educação Física (27) EJA (16) EJATEC (3) Eletivas (16) ENEM (7) ENEM 2013 (1) ENEM 2014 (3) ENEM 2016 (3) Enem 2017 (1) ENEM 2022 (1) Ensino Fundamental (36) Ensino Médio (35) Ensino Técnico (2) Entrevista (26) escola da familia (1) Escola da Família (12) Espanhol (2) Esporte (1) estagio (1) Estante Literária (1) Estudos (4) Ética (2) Evento (77) Eventos (13) Ex alunos (15) Exposição (6) Facebook (1) FATEC (1) Feira de Profissões (8) Feirão das Eletivas (2) Feminismo (3) Festa (1) Festa Junina (9) festival da juventude (1) Festival do Minuto (2) Filme (2) Filosofia (14) Física (10) Formatura (6) Fotografia (3) funcionários (2) Geografia (10) Geologia (1) Globalização (1) Google (1) Graffiti (1) Grêmio (13) Grêmio 2011 (3) Grêmio 2012 (6) Grêmio 2013 (14) Grêmio 2014 (5) Grêmio 2015 (14) Grêmio 2016 (30) Grêmio 2017 (10) Grêmio 2020 (1) Grêmio 2021 (2) Grêmio 2022 (3) Halloween (2) História (17) Homenagem (21) Horário (1) humor (1) Identidade visual (1) idiomas (1) Indisciplina (1) Informações (76) Informe (5) Inglês (3) Iniciativa (8) Inova (1) Inscrições (1) Intercâmbio (6) Interdisciplinaridade (18) Intervalo (7) Julgamento de Sócrates (2) Kit alimentação (1) Leitura (1) Lembranças (5) Lição (1) Lição de Casa (6) Língua Portuguesa (11) Literatura (1) Livro (1) Loog (1) luta (1) Luto (5) Manifesto (6) Matemática (17) matrícula (1) Meio Ambiente (3) Memória (6) Mensagem (1) Metodologia ativa (2) Mostra de cinema (2) MTV (4) Mural (86) Música (12) NEPSO 2011 (4) NEPSO 2012 (1) NESPSO 2010 (1) Notas (1) Noturno (11) Novo Ensino Médio (6) OBMEP (1) Obras (1) Olimpíadas de Matemática (5) Oportunidades (28) Palestra (2) Parceria (2) Parlamento Jovem (1) Passeios (17) Pauta da Reunião (2) PEI (2) Pesquisa (2) Planejamento (3) Podcast (1) Poesia (6) Política (5) Português (1) Prof. Alex (26) Prof. Ana Cláudia (1) Prof. Bosco (1) Prof. Daniel (2) Prof. Danilo (4) Prof. Gabriel (4) Prof. Lenildo (1) Prof. Marcelo (1) Prof. Miriam (2) Prof. Quitéria (2) Profª Amélia (1) Profª Kelly (1) Profª Nilma (1) Profª Olimaris (1) Profª Patrícia Romannini (1) Profª Roberta (1) Professor André (4) Professor Daniel (3) Professor Douglas (2) Professor Hassem (1) Professor Kleber Tellini (1) Professor Luciano (1) Professor Orlando (2) Professor Raimundo (4) Professor Wilson (2) Professora Carmem (6) Professora Cida Macedo (2) Professora Cristiane (2) Professora Elaine (1) Professora Eliana (1) Professora Elisabete (1) Professora Fátima (12) Professora Juliana (1) Professora Laurineide (1) Professora Luci (1) Professora Mariley (1) Professora Miriam (16) Professora Norma (1) Professora Radja (2) Professora Rita (1) Professora Roseli (1) Professora Vera (9) Professora Viviane (3) Professores (33) Programa de Alimentação Escolar (1) Projeto (63) Projeto Baobá (2) Projeto de Vida (2) Projeto Escola Solidária (8) Projetos (28) Protagonismo (3) Psicologia (2) quarentena (19) Questionário (1) Química (4) Rádio Silva Prado (20) Reclassificação (1) recuperação (1) Reforma (1) Regras (1) Rematrícula (3) Reportagem do aluno (49) Reposição de aula (3) Reunião (17) Revisão (1) Roteiro de Estudos (1) SAEB (1) Sala de leitura (1) Salve a Terra (1) Sarau (1) SARESP 2010 (1) SARESP 2019 (1) SARESP 2021 (1) SARESP 2022 (1) Saúde (6) Saúde Mental (1) Secretaria de Educação. Silva Prado (1) Semana da Convivência (2) Setembro Amarelo (3) Silva Prado Cast (1) Sites (3) Sociologia (34) Solidariedade (10) Sustentabilidade (2) Talentos do Silva (14) Teatro (3) Tecnologia (2) Teste Vocacional (3) trabalho remoto (1) Tribunal Silva Prado (21) Tuma 2011 (3) Turma 2010 (7) Turma 2011 (1) Turma 2012 (4) Turma 2013 (1) Turma 2014 (9) Turma 2015 (4) Turma 2019 (9) Turma 2020 (9) Turma 2021 (20) Turma 2022 (22) Turma 2023 (1) Turma de 2016 (17) Turma de 2017 (12) Turma de 2020 (16) Turma de 2023 (2) TV Silva Prado (9) um dia na escola do meu filho (1) Uniforme (1) Universidade (25) USP (3) Vacina (1) Vandalismo (4) Vestibular (17) Vestibular 2014 (2) Vestibular 2015 (17) Violência (8) Visitantes (3)