quarta-feira, 19 de novembro de 2014

FAZENDO ARTE - ENTREVISTA COM A PROFESSORA FÁTIMA

             Neste semana fizemos uma entrevista super especial com a Professora Fátima (Artes), pra quem não conhece, mas deveria e vai conhecer, a professora é dona do PROJETO BEIJO com os 3ºs anos, entre outros tantos projetos. Não é atoa que fizemos, nessa entrevista, uma retrospectiva de alguns trabalhos dessa excelente professora em sala de aula. Confira agora a entrevista:


Blog: Porque a senhora decidiu seguir a carreira de artes?
Fátima: “Na verdade eu tinha vontade de ser artista,então desde menina eu falava que eu queria ser artista, mas eu não tinha uma definição de que tipo de arte eu queria fazer, então eu fui fazer a faculdade de educação artística. Eu me apaixonei pelo teatro, tanto que na faculdade eram 4 anos, 2 básicos e os outros dois eram especialização, e eu fiz essa especialização em teatro. Eu fiquei anos fazendo teatro e vim parar na sala de aula, porque você viver de arte no Brasil é muito difícil. Eu tinha que sobreviver de alguma forma e a forma que eu encontrei era passar tudo aquilo que me fazia bem na arte para outras pessoas, por isso escolhi a sala de aula.”
Blog: Você gosta de trabalhar dentro da sala de aula?
Fátima: “Para ser sincera eu acho que cada ano está ficando cada vez mais difícil trabalhar na sala de aula, mas ainda é uma coisa que eu sinto prazer apesar de tudo. Porém não vou ser medíocre de falar que eu já senti muito mais ao fazer isso. Hoje eu percebo que as pessoas muito mais interessadas em outras coisas que não é a sala de aula e isso frustra o professor, porque ele está aqui para trabalhar, para levar uma mensagem, para plantar uma sementinha, então eu acho que atingir uma pessoa é muito difícil hoje, mas acontece e isso faz com que o professor se sinta realizado. Então, faço o que eu gosto, mas eu já gostei muito mais de fazer o que eu faço.”


Blog: E sua relação com os alunos?
Fátima: “Eu me dou muito bem com os meus alunos, eu procuro ser uma professora justa, eu sou muito rigorosa no que eu peço, porque a arte é algo muito difícil de avaliar, então eu tenho que ter um critério de avaliação, e meu critério de avaliação é ser exigente naquilo  que peço, então isso faz com que alguns alunos me achem chata, porém eu acho que nós precisamos ser exigentes porque lá fora vocês vão encontrar um mercado muito exigente.”

Blog: E em relação às intervenções? Como surgiu a ideia, porque os 3ºs anos e porque o amor?
Fátima: “Como eu disse os alunos eles foram se modificando ao longo do tempo, então eu encontrava alunos cada vez mais distantes da sala de aula e eu queria trazer alguma coisa que mexesse com eles, de uma forma que eles saíssem da escola, mas eles tivessem uma recordação legal. Então o projeto, que se chama projeto beijo, veio dessa necessidade, por isso veio os terceiros anos. Veio da vontade de fazer com que esses alunos saíssem da escola, mas tivessem algo para lembrar e algo positivo, não tem nada mais positivo do que o amor, não tem nada mais gratificante do que a gente falar de amor. Hoje em dia se nós tivéssemos mais amor, eu acho que muitas coisas que acontecessem dentro da escola e fora da escola aconteceriam de forma diferente, então é necessário falar de amor, eu não me canso de falar de amor,eu vou sempre falar de amor,e o projeto beijo é isso,é nós faláramos de amor, é a gente falar de amoré não só  o amor de homem para a mulher, mas o amor fraternal, o amor de companheirismo, o amor que falta, por isso que surgiu pelo terceiro, porque são justamente vocês que estão saindo daqui, e vão vai levar essa recordação.”

Blog: O professor André da uma aula do amor, a senhora já pensou em unir esses dois projetos?
Fátima: “Não sabia que o André dava aula sobre o amor, porque eu não consigo conversar com os professores a não ser no intervalo, é muito estranha essa relação do professor. Mas é algo que a gente possa ver futuramente,unir as duas ideias que já existem e fará com que o projeto só fique melhor.”
Blog: Por que o uso do portfólio?
Fátima: “Na arte eu trabalho com vocês a organização, vocês precisam se organizar, quando vocês souberem organizar as coisas de vocês, vocês vão saber organizar a vida de vocês, então o portfólio é a forma de vocês se organizarem. Durante todo o ano vocês tem um processo de trabalho de vocês e ai quando chega no portfólio, esse processo aparece,, se eu não trabalho com o portfólio esse processo se perde, porque o que acontece, vocês fazem o trabalho e o trabalho vai ser jogado fora muitas vezes e ele não fica registrado,o portfólio não, faz com que você registre isto, ele faz com que você acompanhe e se organize. É chato, pode ser, mas você vai ver que a sua vida só funciona quando você consegue organizar ela.”

Blog: Um hobby
Fátima: “Eu adoro assistir televisão, porém não tenho muito tempo. Eu gosto muito de escutar música, artesanato eu amo, faço muita coisa de biscuit, muita coisa de bonecos de pano, que na verdade vai ser minha sobrevivência depois que eu me aposentar.”

Blog: Que tipo de música você gosta de escutar?
Fátima: “Eu sou bem eclética, mas eu gosto de mais de música popular brasileira. Eu adoro Chico Buarque, acho uma pessoa muito inteligente, a música que ele faz, só não é um bom cantor no meu ponto de vista, mas compor, ele compõe músicas que me tocam muito, ele é meu artista preferido, em termos todos, mas agora de eu for falar de pintor, eu gosto muito do Salvador Dali e em literatura eu estou gostando muito de Dan Bronw.”

Blog: Uma frase de vida
Fátima: “Não deixe de fazer algo por medo, isso eu tenho na minha vida como ponto pacífico, eu acho que se você tem medo você tem que enfrentar o medo. Não deixe de fazer nada, o medo só te pune, porque se você tem medo você deixa de fazer, de criar, de viver de acontecer, vença o medo, porque você vencendo ele você pula um obstáculo, não importa se não deu certo, pelo menos você fez. Outra frase é nunca deixe de fazer nada porque é melhor você se arrepender de algo que você fez, do que algo que você não fez, por isso façam sempre, não deixem de fazer nada, desde que você não prejudique ninguém ou ferir ninguém.”

Blog: Você já pensou em fazer outra coisa sem ser artes? Porque a senhora comentou de ser artista.
Fátima: “Eu já trabalhei em banco, por exemplo,eu comecei minha carreira profissional como caixa de banco, eu trabalhei 6 anos, então eu falei que eu tinha que trabalhar naquilo que eu me formei. Ai eu fui pra sala de aula, porque no meio termo que eu estava no banco eu fazia teatro, fazia as peças de teatro apresentação e etc. Teve um tempo também na minha carreira de professora que eu me cansei de tudo, fiquei revoltada e fiquei um ano sem dar aula, mas eu não aguentei e no ano seguinte eu voltei.”

Blog: A senhora tem um grupo teatral?
Fátima: “Eu não tenho mais, mas eu tinha, eu fiz parte do núcleo de teatro da faculdade São Judas que foi onde eu me formei, e o teatro fazia parte do núcleo da faculdade e depois nós criamos um grupo com o pessoal da faculdade e esse grupo durou uns 10 anos, porém, como não se ganhava dinheiro e nós tínhamos necessidade de viver o grupo foi se dissolvendo. Então hoje no grupo só tenho 3 pessoas que ainda vivem de arte, uma vive de circo, e a outra vive de dança, e o outro é o Marcos Vinter que é o único que conseguiu um certo sucesso indo pra televisão, foi pra Globo etc.”
Blog: Um recado para o pessoal da escola e para o pessoal do blog
Fátima: “Eu acho que o blog é uma ferramenta muito legal, porque é uma ferramenta que mostra o Silva, para aqueles que estão e para aqueles que já foram. Então eu acho que o Blog deve continuar existindo, e as pessoas devem apoiar essa ação do Blog e fazer com que ele continue existindo. Então quem não curte o Blog tem que curtir.”

Blog: O que a senhora tem a falar para os 3ºs que estão indo?
Fátima: “Assim como vocês quando saem ficam morrendo de saudades uns dos outros, eu como professora também fico das pessoas que vão embora. E tem pessoas que marcam e que ficam. Tem terceiros que são ótimos, mas tem outros que precisam melhorar muito, mas a gente sempre fica com saudade e nós temos sempre um carinho especial porque nós sabemos que são o ultimo ano de vocês. E é legal e interessante, porque a relação com o terceiro ano é sempre melhor. Chega no terceiro tem uma maturidade melhor e por saber  que vão embora, vocês tem a fome de fazer, de acontecer ou talvez seja o projeto beijo faz com que nos sentimos mais próximos, eu não sei o que acontece. Mas é verdade, todo ano a relação com os terceiros é sempre melhor.”

Obrigada professora Fátima pelo carinho e por ceder essa entrevista com tanto carinho.


Por: Beatriz França (2º) 
        Jade Monique (3ºA) 
       Thamara Aline (3ºB)



Um comentário:

  1. Eu tive aula com a profª Fátima da 5ª série até o 3° ano do médio (2012), ela é muito boa professora e propunha ótimos projetos, embora eu fizesse poucos kkkkkkk (até porque era coisa pra caramba)... mas ela estimulava na gente justamente a criatividade e a organização, o que pra mim é exatamente o que deve ser explorado nessa fase

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

ASSUNTOS

19 (1) 1ª Série (3) 1º ano (17) 2°ano (8) 2014 (2) 2015 (1) 2016 (4) 2017 (2) 2021 (4) 3ª série (3) 3º ano (40) (1) 6º ano (1) 7º ano (1) 8ª Série (2) 9º ano (2) AAP (5) Acolhimento (1) Aconteceu (2) Agita galera (4) Agita galera 2011 (4) Agita galera 2012 (3) Agita galera 2013 (2) Agita galera 2014 (2) Agita Galera 2020 (4) Alunos (37) Aplicativo (1) Arte (26) Artes (3) Atitude (14) Atividade (2) Aula Remota (2) Avaliação (4) Banda Silva Prado (18) Biblioteca (1) Bienal (1) Biologia (11) Blogs (4) Bolsa do povo educação (2) Bullying (5) calendário 2015 (1) Campanha (10) Campeonato 2011 (2) Campeonato 2013 (2) Campeonato 2014 (5) Campeonato 2015 (8) Campeonato 2016 (4) Campeonato 2017 (6) Campeonato 2019 (2) Campeonato Tênis de Mesa (1) Cantina (1) Carnaval (2) Celular (1) CERN (1) Chip (2) Cidadania (3) Ciências (5) Cinema (6) CineSexta (1) Classroom (3) Codiv 19 (3) Comemoração (2) Comprovante de vacina (1) Comunidade (1) Concurso (1) Concursos (11) Conhecimento (1) Consciência (16) Consciência Negra (3) Conselho de classe (2) Consumismo (1) Contrato pedagógico (1) Conviva (1) Coordenação (13) Copa do Mundo (2) Coronavírus (4) Cosplay (1) Cotidiano (6) Covid (11) Cultura (15) Cursos (11) Curta metragem (1) Dança (1) Debate (1) Dengue (1) desabafo (2) Despedida (1) Dia "D" (1) Dia do Desafio (1) Dia dos Namorados (4) Dia dos Professores (1) Dica (17) Dica Cultural (8) Direção (2) Disciplinas (2) Diversão (5) Doxa Café (1) EaD (1) ed.física (1) Educação (12) Educação Artística (2) Educação Física (27) EJA (16) EJATEC (3) Eletivas (16) ENEM (7) ENEM 2013 (1) ENEM 2014 (3) ENEM 2016 (3) Enem 2017 (1) ENEM 2022 (1) Ensino Fundamental (36) Ensino Médio (35) Ensino Técnico (2) Entrevista (26) escola da familia (1) Escola da Família (12) Espanhol (2) Esporte (1) estagio (1) Estante Literária (1) Estudos (4) Ética (2) Evento (77) Eventos (13) Ex alunos (15) Exposição (6) Facebook (1) FATEC (1) Feira de Profissões (8) Feirão das Eletivas (2) Feminismo (3) Festa (1) Festa Junina (9) festival da juventude (1) Festival do Minuto (2) Filme (2) Filosofia (14) Física (10) Formatura (6) Fotografia (3) funcionários (2) Geografia (10) Geologia (1) Globalização (1) Google (1) Graffiti (1) Grêmio (13) Grêmio 2011 (3) Grêmio 2012 (6) Grêmio 2013 (14) Grêmio 2014 (5) Grêmio 2015 (14) Grêmio 2016 (30) Grêmio 2017 (10) Grêmio 2020 (1) Grêmio 2021 (2) Grêmio 2022 (3) Halloween (2) História (17) Homenagem (21) Horário (1) humor (1) Identidade visual (1) idiomas (1) Indisciplina (1) Informações (76) Informe (5) Inglês (3) Iniciativa (8) Inova (1) Inscrições (1) Intercâmbio (6) Interdisciplinaridade (18) Intervalo (7) Julgamento de Sócrates (2) Kit alimentação (1) Leitura (1) Lembranças (5) Lição (1) Lição de Casa (6) Língua Portuguesa (11) Literatura (1) Livro (1) Loog (1) luta (1) Luto (5) Manifesto (6) Matemática (17) matrícula (1) Meio Ambiente (3) Memória (6) Mensagem (1) Metodologia ativa (2) Mostra de cinema (2) MTV (4) Mural (86) Música (12) NEPSO 2011 (4) NEPSO 2012 (1) NESPSO 2010 (1) Notas (1) Noturno (11) Novo Ensino Médio (6) OBMEP (1) Obras (1) Olimpíadas de Matemática (5) Oportunidades (28) Palestra (2) Parceria (2) Parlamento Jovem (1) Passeios (17) Pauta da Reunião (2) PEI (2) Pesquisa (2) Planejamento (3) Podcast (1) Poesia (6) Política (5) Português (1) Prof. Alex (26) Prof. Ana Cláudia (1) Prof. Bosco (1) Prof. Daniel (2) Prof. Danilo (4) Prof. Gabriel (4) Prof. Lenildo (1) Prof. Marcelo (1) Prof. Miriam (2) Prof. Quitéria (2) Profª Amélia (1) Profª Kelly (1) Profª Nilma (1) Profª Olimaris (1) Profª Patrícia Romannini (1) Profª Roberta (1) Professor André (4) Professor Daniel (3) Professor Douglas (2) Professor Hassem (1) Professor Kleber Tellini (1) Professor Luciano (1) Professor Orlando (2) Professor Raimundo (4) Professor Wilson (2) Professora Carmem (6) Professora Cida Macedo (2) Professora Cristiane (2) Professora Elaine (1) Professora Eliana (1) Professora Elisabete (1) Professora Fátima (12) Professora Juliana (1) Professora Laurineide (1) Professora Luci (1) Professora Mariley (1) Professora Miriam (16) Professora Norma (1) Professora Radja (2) Professora Rita (1) Professora Roseli (1) Professora Vera (9) Professora Viviane (3) Professores (33) Programa de Alimentação Escolar (1) Projeto (63) Projeto Baobá (2) Projeto de Vida (2) Projeto Escola Solidária (8) Projetos (28) Protagonismo (3) Psicologia (2) quarentena (19) Questionário (1) Química (4) Rádio Silva Prado (20) Reclassificação (1) recuperação (1) Reforma (1) Regras (1) Rematrícula (3) Reportagem do aluno (49) Reposição de aula (3) Reunião (17) Revisão (1) Roteiro de Estudos (1) SAEB (1) Sala de leitura (1) Salve a Terra (1) Sarau (1) SARESP 2010 (1) SARESP 2019 (1) SARESP 2021 (1) SARESP 2022 (1) Saúde (6) Saúde Mental (1) Secretaria de Educação. Silva Prado (1) Semana da Convivência (2) Setembro Amarelo (3) Silva Prado Cast (1) Sites (3) Sociologia (34) Solidariedade (10) Sustentabilidade (2) Talentos do Silva (14) Teatro (3) Tecnologia (2) Teste Vocacional (3) trabalho remoto (1) Tribunal Silva Prado (21) Tuma 2011 (3) Turma 2010 (7) Turma 2011 (1) Turma 2012 (4) Turma 2013 (1) Turma 2014 (9) Turma 2015 (4) Turma 2019 (9) Turma 2020 (9) Turma 2021 (20) Turma 2022 (22) Turma 2023 (1) Turma de 2016 (17) Turma de 2017 (12) Turma de 2020 (16) Turma de 2023 (2) TV Silva Prado (9) um dia na escola do meu filho (1) Uniforme (1) Universidade (25) USP (3) Vacina (1) Vandalismo (4) Vestibular (17) Vestibular 2014 (2) Vestibular 2015 (17) Violência (8) Visitantes (3)