No dia 08/03, terça-feira, ocorreu um encontro com alunos e professores de 41 escolas da Diretoria Leste 1, para discutir sobre o papel do grêmio estudantil nas escolas.
O encontro promoveu a reunião de diversos estudantes da região
O encontro contou com a ilustre presença do secretário da Educação, o Sr. José Renato Nalini que, em um ano conturbado na Educação de São Paulo como, desvio de verba da merenda; cancelamento de contratos de serviços; corte em todos os projetos voltados para a Educação; fechamento de salas; falta de professores; estagnação dos salários dos professores; cancelamento das máquinas copiadoras; e, falta de segurança nas escolas; elegeu a atuação do grêmio como sua prioridade.
O atual secretário da Educação
Representando o Silva Prado foram as alunas Fernanda (atual vice-presidente do Grêmio Seleção Natural) e a aluna Meriene, ambas do 2º ano B. Além, da presença desse que vos escreve. Antes de ir, tivemos que retirar uns "comes", fornecidos pela cantina da escola, para levar, pois, o núcleo pedagógico não tinha verba para oferecer lanche a todos os convidados.
As alunas Fernanda e Meriene representaram o Silva Prado
Durante o encontro, os alunos puderam se expressar, falando dos pontos positivos e negativos da escola; do papel do grêmio; e, deram sua opinião sobre o que consideravam ser o protagonismo juvenil, tema do encontro.
Na fala do secretário, foi destacada a importância do grêmio, a proposta de aproximar a Secretaria da Educação dos alunos, e permitir que eles (os alunos), participem ativamente das questões envolvendo a escola.
Momento da confraternização na hora do lanche
O encontro e a proposta da secretaria ocorreu depois de um processo conturbado, para a Secretaria da Educação e o governo do Estado de São Paulo que, em 2015, enfrentaram a onda de ocupações que tomaram cerca de 200 escolas, para combater a reorganização e o fechamento de escolas, anunciado inicialmente, em Setembro, pela própria Secretaria da Educação.
O momento delicado ocorreu quando, um dos alunos presentes questionou sobre a retiradas das impressoras. Nesse momento, o secretário da Educação respondeu alegando problemas na economia do estado de São Paulo (como se isso fosse tirar o estado da crise) e, disse que havia uma preocupação com o meio ambiente, pois, nas suas palavras "as escolas estavam gastando muito papel" (veja o vídeo).
Enfim, o intenção parece ser boa, por isso, esse ano no Silva Prado, o grêmio será prioridade, para defender os interesses dos alunos e da educação.
Prof. Alex
Prof. Alex
Nenhum comentário:
Postar um comentário