Esse é o tipo de professor que além de encantar todos os suas alunos, também encanta a todos com suas aulas prazerosas de História.
Depois de muitos pedidos, aqui está uma entrevista especial com o Prof. Douglas.
BLOG: Qual a sua formação?
BLOG: Pretende fazer mais alguma faculdade ou curso?
PROFESSOR DOUGLAS: Bom, já curso o mestrado na Universidade Federal de São Paulo, após o término, que ocorrerá em dezembro desse ano (2016), pretendo me preparar para o doutorado. Acredito que o estudo, institucional ou não é fundamental para o nosso autoconhecimento enquanto indivíduos sociais.
BLOG: Há quanto tempo leciona no Silva Prado?
PROFESSOR DOUGLAS: Eu leciono na Escola Estadual Deputado Silva Prado desde junho de 2014. Já fui professor do estado na Cidade de Jundiaí em 2012, mas após muitos anos no interior decidi me mudar para São Paulo.
BLOG: Porque optou por essa área?
PROFESSOR DOUGLAS:Acredito que nossas escolhas não são tão racionais como costumamos acreditar, porém creio haver alguns elementos que são identificáveis numa retrospectiva de minha vida. O tom social sempre foi um elemento em destaque para mim, e acredito estar relacionado ao meu lugar social também, afinal cresci na periferia de Taubaté, numa família sem nenhuma condição financeira. O estudo acabou surgindo como “válvula de escape”, que segundo minha mãe garantiria uma melhor condição de vida. E garantiu!
Mas a importância da história surge no ensino médio quando passei a perceber que para entender determinados processos de exclusão à história era um elemento fundamental, para me entender enquanto habitante da periferia de uma pequena cidade do interior de São Paulo à História fornecia elementos para além das visões clichês e nada reflexiva que relacionam pobreza com a falta de ação do indivíduo e não com a falta de condições e oportunidades. Nesse sentido à disciplina História veio somar, enriquecer e legitimar algumas posturas que já assumia, de forma imatura, no ensino médio.
BLOG: Como é a sua relação com a direção, professores e alunos da escola?
PROFESSOR DOUGLAS: A minha relação com a comunidade e toda equipe escolar é muito restrita, devido aos poucos dias que frequento à escola, apenas de segunda e quinta. A relação mais próxima é com os alunos do terceiro ano do ensino médio, por ser o professor de História deles, os quais me dou muito bem.
BLOG: Por que a sua disciplina é importante?
PROFESSOR DOUGLAS: Bom, costumo apresentar a importância da história em dois aspectos. O primeiro refere-se à importância da disciplina para criticar a ideia de naturalidade e ressaltar a ideia de diferença, entender que as construções sociais são históricas e se alteram ao longo do tempo. Para mim esse é um elemento central, pois a partir dele é que passamos a entender que a ideia de gênero é histórica, que o racismo é uma construção histórica, enfim que nada é nato, mas sim uma complexa mistura de elementos genéticos com meio social.
BLOG: Você tem algum hobby?
PROFESSOR DOUGLAS: Bom, o que adoro fazer, gosto mesmo, e se pudesse faria sempre é não fazer nada! (rsrs)
BLOG: Qual o seu passa tempo preferido?
PROFESSOR DOUGLAS: Eu poderia enquadrar essa pergunta na anterior e reafirmar a minha resposta. Meu passa tempo favorito é ficar sem fazer nada. (rsrs)
BLOG: Que tipo de música você curte ouvir?
PROFESSOR DOUGLAS: Adoro diferentes estilos musicais e estou aberto a conhecer infinitos outros ainda que não descobri. Música é uma forma de linguagem incrível que espero acessar a minha vida inteira.
BLOG: Qual sua opinião sobre a situação atual da Educação? E do Brasil?
PROFESSOR DOUGLAS: Bom, essa pergunta é complicada e seria suficiente para muito texto, mas serei breve. Acredito que enfrentamos uma situação de precarização da Educação no país, e principalmente, no Estado de São Paulo. Um projeto educacional sério é construído ao longo de gerações e no Brasil os projetos educacionais duram o tempo do mandato (s), que quase nunca defendem os interesses da população. No caso da situação do nosso país creio que o que está ruim tenderá a piorar, nossos direitos trabalhistas estão sendo usurpados de maneira absurda, o que tende a sucatear ainda mais a situação do trabalhador no país, ou seja, a nossa!
BLOG: Mais uma vez muito obrigada, por fim mande um recado para todos os seus alunos.
PROFESSOR DOUGLAS: Bom, agradeço ao Grêmio do Silva Prado que me convidou para participar dessa entrevista, e agradeço especificamente à Fernanda por ter tido paciência comigo, afinal demorei um bocado para responder as perguntas encaminhadas a mim. E a mensagem que fica para os alunos da escola é: O estudo liberta! Libertem-se de suas amarras!
Entrevista
Fernanda Almeida (2ºB)
Presidente do Grêmio Seleção Natural 3.0
Entrevista
Fernanda Almeida (2ºB)
Presidente do Grêmio Seleção Natural 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário