Grande parte do período da manhã vai realizar o famoso ENEM.
Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A nota do exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país, nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e em programas de cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos.
Mas, pra que serve o ENEM?
1. Bolsa de Estudos do ProUni
O Enem serve para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares para quem ainda não tem um diploma de nível superior.2. Vaga em universidade pública sem vestibular, com o Sisu
O Enem também serve para participar do Sistema de Seleção Unificada, um programa do Governo Federal que classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas utilizando somente a nota do Enem, sem a necessidade de fazer o Vestibular Tradicional.3. Financiamento do FIES
Quem concluiu o Ensino Médio a partir de 2010 precisa ter feito o Enem para solicitar o FIES.
O FIES é um financiamento do Governo Federal que ajuda a pagar a faculdade privada. A taxa de juros é de 3,4% ao ano e o estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado.
4. Complemento do Vestibular
Algumas universidades, principalmente públicas, utilizam o Enem para complementar a nota do Vestibular.
5. Substituição do Vestibular
Em alguns casos, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do Vestibular. Basta apresentar seu desempenho e, caso ele esteja dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só fazer a matrícula.
6. Certificado de Conclusão do Ensino Médio
O Enem também serve para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Pessoas que, por algum motivo, não estão em uma escola regular ou pararam de estudar há muito tempo podem utilizar esse recurso para comprovar sua escolaridade.
Afinal, o que cai na prova?
(modelo do que vocês podem estudar)
Antes de responder a vital pergunta “o que estudar para o Enem?” é preciso saber o que cai na prova, certo? Bom, de uma maneira geral, cai na prova tudo aquilo que o estudante aprendeu durante o ensino médio. Portanto, o candidato que aproveitou bem as aulas no colegial, se esforçou e buscou aprender o máximo possível já sai na frente dos concorrentes.
Entre a prova mais importante é a redação, por isso exercer uma boa leitura e estar por dentro dos assuntos é algo indispensável. Afinal, testa cinco competências:
“Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”;
“Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”;
“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”;
“Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”;
“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.
Confira:
LEMBRANDO QUE A PROVA É DIA 5 E 6 DE NOVEMBRO.
Bons estudos!!!
FERNANDA ALMEIDA (2ºB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário