Na maioria das vezes quando tentamos entrar nessa temática, lidamos com pessoas que não gostam e nem se interessam pelo debate, fazendo com que o ato do incentivo se torne cansativo e desanimador.
Em sua maioria, julgam sem conhecer, criando um estereótipo de que política só deve ser discutida nas eleições.
Mas afinal, o que é política?
Política não é somente algo partidário, são também relações sociais que estão em nosso cotidiano, como quando nos relacionamos com nossos familiares, amigos, funcionários da escola e etc. Enfim, política é tudo o que nos move!
Como podemos odiar algo que rege nosso destino e vida em sociedade?
Na procura de uma resposta, entrevistei alguns alunos do primeiro ano do ensino médio:
Eu: Você gosta de política? Por quê?
Ruan, 1°D: Não, porque não consigo expor minhas ideias em rodas de debates por conta da timidez.
Victor, 1°B: Sim, porque precisamos manter uma ordem e a política de alguma forma é uma ordem, sem elas as coisas não progridem, como por exemplo, a nossa bandeira: ‘’Ordem e Progresso’’.
Eu: Por que você acha que as pessoas não gostam de política?
Ruan, 1°D: Não acho que as pessoas não gostam de política, e sim dos políticos que atuam, como por exemplo, os que estão envolvidos em escândalos de corrupção;
Victor, 1°B: Porque no Brasil não há resultado nas principais coisas: Educação, Saúde e Segurança. Fazendo com que grande parte não se interesse e nem se esforce. Grande parte das coisas ruins que estão acontecendo na política é por causa das pessoas.
Livia, 1°G: Pois a maioria só defende a ideia de que todos os políticos roubam, e não se aprofundam mais no assunto.
Eu: O que você acha que poderia ser feito para fazer com que as pessoas se interessarem mais pela política?
Ruan, 1°D: Ficarem mais por dentro do assunto, conhecerem os candidatos que estão lá. Mas eu acho que gostar disso não é algo que a gente desenvolve eu acho que você nasce gostando.
Victor, 1°B: Eu acho que a voz da população deveria ser ouvida, para discutir discussões impondo ordens e respeito.
Livia, 1°G: Que algum partido ou algum político realmente fizessem aquilo que prometeu ou pelo menos ajudasse a parte mais carente de cada estado do Brasil.
Eu: O que você faria para melhorar a política?
Victor, 1°B: Faria uma projeção de organização que fosse realmente aplicada, com especialista no assunto, envolvendo classes de baixa renda para a solução de miséria, fazendo com que a política seja para todos.
Ruan, 1°D: Faria com que as leis fossem rígidas, e expor um critério ou uma formação para ser político. Eu acho ridículo o Tiririca ser político, pois ele não possui nenhuma formação ou especialização no assunto.
Livia, 1°G: Acredito que alguns acordos seriam suficientes para restabelecer uma aliança com o povo, que na qual foi perdida com o impeachment da Dilma entre outras coisas. Mas se o brasileiro tivesse mais voz e fosse menos alienado, tenho certeza de que seríamos um ótimo país.
Texto e entrevistas:
Julia Monteiro
Julia Monteiro
(Aluna do 1ºD; membro do Grêmio Seleção Natural 4.0; e, futura Jornalista)
Que iniciativa louvável! Parabéns, e que o esforço de vocês possa mudar um pouco essa realidade, né? é urgente que mudemos esse quadro em nosso país!
ResponderExcluir