A HISTÓRIA NÃO É BRINCADEIRA, ISSO TODO MUNDO SABE, MAS O PROFESSOR DOUGLAS ACHOU UMA FORMA CRIATIVA DE ABORDAR O APRENDIZADO DA HISTÓRIA
Mas, o Profº Douglas, mestre em História Social pela Unifesp e docente das turmas de 3º ano, achou uma forma diferente e criativa de estimular os alunos a aprenderem sobre a História.
O professor desenvolveu o projeto "História concreta" que, em linhas gerais, consistiu na construção de oficinas, onde os alunos elaboraram, por meio de oficinas, atividades relacionas aos temas de História trabalhados ao londo do ano letivo.
E teve de tudo, desde a produção de quadrinhos à construção de jogos, envolvendo colagens, pinturas, a construção de baralhos e jogos, quiz interativo, entre outras coisa.
Os temas foram um capítulo a parte, que compreendeu: Satlinismo e o Diário de Nina; Fascismo e a II Guerra Mundial; Governo Vargas; Guerra Fria e os super-heróis americanos; regime militar na América Latina; contracultura e a guerra do Vietnã; redemocratização e o plano real; e, nazismo e o Diário de Anne Frank.
O projeto desenvolveu a capacidade de trabalhar em grupo, aprender a negociar e chegar a consensos; desenvolver a capacidade de pesquisa, aprender a selecionar informações relevantes por meio da palavras-chave centrais às temáticas; desenvolver a capacidade de relacionar textos e vídeos; o respeito à diversidade; a solução de problemas e outras tantas habilidades.
O projeto desenvolveu a capacidade de trabalhar em grupo, aprender a negociar e chegar a consensos; desenvolver a capacidade de pesquisa, aprender a selecionar informações relevantes por meio da palavras-chave centrais às temáticas; desenvolver a capacidade de relacionar textos e vídeos; o respeito à diversidade; a solução de problemas e outras tantas habilidades.
Valeu Prof. Douglas pela iniciativa e pelo projeto!!!!
Sensacional.
ResponderExcluir