Como o pavor de perder o afeto e a admiração dos pais sempre foi o grande incentivo para as crianças aprenderem a se comportar de acordo com os padrões do seu meio cultural, hoje a maior parte dos adultos se vê sem meios para educar e agir com firmeza.
Essa situação pode ser muito agradável para as crianças, mas só em curto prazo. Elas não têm que enfrentar muitas situações de frustração – aliás, é incrível como se confunde frustrar com “traumatizar” –, e o que acaba acontecendo? Tornam-se absolutamente despreparadas para lidar com esse tipo de dor psíquica.
Todos nós sabemos que a vida contém uma boa dose de frustrações; os que crescem despreparados para absorver esse sofrimento serão os mais fracos.
Terão de fugir de situações novas e de desafios, pois nunca se sabe quando haverá o sucesso e quando o fracasso.
Não terão docilidade para enfrentar suas amarguras: serão pessoas que gritam e esperneiam de tudo o que as desagrada.
Terão que agir como tiranos, tentando sempre dobrar a realidade à sua vontade. Tentarão controlar tudo, inclusive as pessoas com as quais convivem e das quais dependem.
Além disso, a pouca firmeza e falta de autoridade dos pais fazem a criança sentir-se insegura e desamparada. Perceber que existem limites, que os adultos sabem o que é bom para ela, deixa-a com a sensação de proteção.
Muitas vezes a criança comete deliberadamente um ato absurdo, apenas para se certificar de que existem represálias, e, portanto, que há adultos fortes e firmes nos quais ela pode confiar e se sentir, através dessa reação, aconchegada.
Para finalizar, usando a ideia de outro médico psiquiatra que estudou muito sobre a educação, é muito importante estabelecer limites bem cedo e de maneira clara. Afinal, quem ama educa.
ALGUMAS ATITUDES PONTUAIS PODEM FAZER TODA A DIFERENÇA
- Conversar com os filhos sobre a importância da escola;
- Alertar sobre a defasagem em virtude dos dois anos longe da escola em decorrência da pandemia;
- Mostrar que a educação é o meio que possibilitará eles alcançar seus objetivos e melhor preparar para o futuro;
- Reservem na semana, espaços para perguntar sobre a escola, os colegas de turma, as atividades desenvolvidas;
- Criem canais de escuta, pois muitos estudantes reclamam da falta de diálogo e da possibilidade de serem escutados em casa;
- Ouçam o que eles têm a dizer sobre seus sonhos e expectativas. Aprendam com o que eles têm a dizer e transmita o que vocês também têm de conhecimento;
- Peçam para ver os cadernos, atividades, mesmo que você não entenda muito. Se mostre presente e preocupado, pois é comum escutar que os pais “nem ligam muito” para o que eles fazem;
- E, lembrem-se, a escola, professores e professoras, são aliados na formação de cada um deles, ao incentivar a escola, vocês reforçarão no estudante esse respeito aos estudos.
- NOTAS DO 1º BIMESTRE
As notas estarão disponíveis em breve no site da Secretaria Digital Escolar e poderão ser conferidas pelo aplicativo MINHA ESCOLA.
Os pais poderão ter acesso digitando o número do RG e o CPF. Já os estudantes poderão acessar as notas utilizando o número do R.A. e a senha, a mesma usada para entrar no Centro de Mídias.
As informações e todo o tutorial será postado no Blog Silva Prado em breve.
- COMPROVANTE DE VACINA
Os alunos matriculados devem estar com o esquema de vacinação completo e devem trazer o comprovante da imunização na unidade escolar, que deverá ser entregue à vice direção da escola.
Alertamos que poucos estudantes entregaram as cópias dos comprovantes, por isso, pedimos que esse documento seja entregue o mais rápido possível.
- ATESTADO MÉDICO
Para garantir a reposição de faltas e das atividades perdidas, em caso de problemas de saúde ou consulta médica, os estudantes deverão trazer o atestado médico. Em seguida, apresentar aos professores(as) para que eles/elas possam registrar em diário e, em caso de atividade perdida, ter o direito de fazê-la. Após esse procedimento, os atestados deverão ser entregues na coordenação.
- UNIFORME ESCOLAR
A escola recomenda o uso do uniforme, não sendo item obrigatório de acordo com a Lei nº 3913, de 14/11/83, mas tendo como norte o regimento interno e com o apoio do conselho de escola, consideramos que o uso do mesmo é benéfico ao ambiente de ensino e serve também para proteger os estudantes na entrada e saída do ambiente escolar.
- O uniforme garante a segurança do estudante dentro e fora da escola;
- Ajuda a escola em caso de pessoas estranhas circulando no ambiente interno;
- Possibilita uma maior organização e um sentimento de pertencimento ao espaço escolar;
- Impede o uso de vestimentas que podem ser inadequadas dentro do ambiente escolar;
- E por fim, é parte do próprio processo de ensino aprendizagem, estimulando os alunos a se organizarem, respeitando regras e valores.
- HORÁRIO ENTRADA
Muitos alunos chegam atrasados na escola, alguns deixam de entrar no horário correto para ficar perambulando nos arredores da escola, se expondo ao risco e em ações que possam lhes oferecer perigo. Em virtude disso, esclarecemos que seguiremos rigorosamente os horários de entrada e, em caso de reincidência, os responsáveis serão convocados para se justificarem.
- DEPREDAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
A depredação do espaço e equipamentos públicos, assim como atitudes de vandalismo, configuram-se como infração grave onde os responsáveis legais terão quer responder pelas atitudes dos estudantes, inclusive arcando com as despesas para reposição e manutenção de equipamentos.
Oriente os estudantes sobre a importância do respeito ao espaço público, a escola não tem verbas e conta com poucos funcionários da equipe de limpeza. Os prejuízos causados pelos atos de vandalismos prejudicam a todos, inclusive os estudantes.
- ATENDIMENTO À SECRETARIA E COORDENAÇÃO
A secretaria da escola atende das 8h às 21h, de segunda à sexta, todas as questões referentes à documentação escolar devem ser resolvidas, preferencialmente, presente. Muitas vezes, os telefones encontram-se com problemas em virtudes do roubo de fios. Por isso, solicitamos a compreensão de todos.
Muitas agentes de organização relatam situações constrangedores, como xingamentos, gritos, ameaças e posturas inadequadas. Elas procuram fazer o trabalho da melhor maneira possível, entendendo que uma escola com mais de meio século possui muitos problemas e questões a serem resolvidas, por isso, pedimos a compreensão e empatia com nossas funcionárias.
O atendimento da coordenação, direcionado aos pais e responsáveis, acontece preferencialmente às segundas-feiras, com horário marcado (Manhã) e às terças-feiras (Noite). Solicitamos que agendem um horário, caso necessário, pois nos demais dias a coordenação precisa prestar atendimento aos professores e alunos.
Minha filha recebeu muitas faltas, ela não falta e quando falta apresenta o atestado ou declaração médica. Minha filha alega que está tendo aulas vagas por falta de professores.
ResponderExcluirAconselhamos a procurar a coordenação da escola para verificar essa situação.
ExcluirOk obrigado pela atenção
ResponderExcluir