domingo, 20 de março de 2016

AS LIÇÕES DE MARCO: UM EACHEANO


                                                    

Sabe aquela pessoa que cresce e de tão esforçada ela acaba conhecida de diversas maneiras...

Marco Barbaresco, conhecido também como Sereio:

                                             Resultado de imagem para marco barbaresco

                    

E também, como ex-aluno do Silva Prado:

(Marco e sua miga Lorena)

(Marco magnífico no dia do troca)

(Marco e seus migos no último dia de colégio! Turma de 2013)


Fiz uma entrevista com ele, no qual ele transmite o verdadeiro reconhecimento e a devolução de todas as horas, minutos e segundos em que ESTUDAR mudou sua vida, e ele prova que também pode mudar a sua!

BLOG: Marco, em que ano você terminou o Ensino Médio?
MARCO: Terminei em 2013.

BLOG: O que você aprendeu na escola, te ajudou de alguma forma?
MARCO: Claro, todo aprendizado é válido!

BLOG: Quando você saiu do Silva Prado, você sabia o que queria fazer da vida?
MARCO: Não, eu não sabia. A única coisa que eu sabia era mais ou menos o caminho que eu gostaria de seguir, mas escolher o curso foi uma coisa complexa e difícil. Uma dica que eu dou para quem está com dúvida é: procure muito bem sobre todos os cursos, converse com alunos desse curso, visite faculdades e eventos de estudo ou até mesmo a feira da USP, me ajudou muito a escolher o que eu queria fazer.

BLOG: Ainda no Silva Prado, quais professores te marcaram? Por quê?
MARCO: Diversos professores marcaram minha vida, cada um em algum ponto diferente. Eu amava as aulas da professora Quitéria, de Geografia, que dava seu sangue pelos alunos e era claro seu amor por dar aula. O professor André, de Filosofia, também é uma pessoa inspiradora e amável (sinto falta das aulas de Filosofia). A professora Cristiane, de português, e suas aulas prazerosas e alegres que sempre me deixavam feliz. Sou muito grato por todos e os demais que fizeram parte da minha formação e agradeço infinitamente por todo esforço que vocês tinham em sala de aula.

BLOG: Quando você foi fazer o ENEM pela primeira vez, como foi?
MARCO: Fui péssimo, não estava preparado para fazer a prova.

BLOG: Porque mesmo quando você terminou o Ensino Médio você foi fazer curso/cursinho?
MARCO: Como todo mundo que terminou o colégio sabe, decidir o que fazer para o resto da vida (com apenas 17 anos) é uma tarefa difícil. Na verdade, eu não sabia o que eu queria fazer e sem querer descobri esse universo incrível dos cursinhos.

BLOG: Qual foi a importância desse curso/cursinho na sua vida?
MARCO: Foi uma das melhores coisas que fiz em minha vida. Me ajudou a amadurecer bastante, criar responsabilidades, ser proativo, criar, debater. Foi essencial para a minha formação.

BLOG: Como foi sua rotina de estudos para prestar o vestibular?
MARCO: Era bem corrido. Eu acordava 7h da manhã pra ir para o trabalho das 08:30 às 17:30. Saía correndo do trabalho e ia para o cursinho das 19:00 às 22:30. Chegava em casa 23:30 e estudava até 02:00 da manhã, dormia e o ciclo continuava.

BLOG: Depois de todo esse sacrifício, vale a pena? Por quê?
MARCO: Vale muito a pena! É   a melhor sensação do mundo saber que você passou na faculdade que você tanto sonhava em estudar. Passar na universidade mais concorrida do país não é uma tarefa fácil, é preciso ter uma energia e força de vontade. Lembro de alguns dias, que foram muitos após o meio do ano que eu não aguentava mais estudar e tinha diversas crises existenciais. Mesmo saturado de tudo, quase desistindo e jogando tudo pro alto, só pensava em uma coisa: é meu sonho, se eu me dedicar vai dar certo!
   
BLOG: Houveram pessoas que desacreditaram de você?
MARCO: Sempre tem. Eu nunca liguei muito pra opinião dos outros. Sempre que eu escutava algo tipo ‘’nossa, mas USP é difícil’’ ‘’você não vai passar’’. Todas essas palavras foram ditas pra mim e mesmo assim mantive o foco. O importante é saber o que você realmente quer e seguir sempre em frente.

BLOG: Como é saber que você entrou na USP? E lá, é diferente da escola?
MARCO: Quando eu fiquei sabendo, eu fiquei sem reação. Eu estava no cursinho e quando olhei meu celular a mensagem ‘’Você foi chamado para a matrícula da Fuvest/USP 2016’’. Foi a melhor mensagem que recebi em toda minha vida. A sensação de uma aprovação é tão prazerosa. Na hora senti um alívio tão grande. Todo o esforço valeu a pena, todas as horas de estudo valeram a pena. Não consigo explicar esse sentimento, só quem passou por uma aprovação sabe como é gratificante para a autoestima.

BLOG: Mande um recado a todos os estudantes que ainda estão no Ensino Fundamental ou Médio.

MARCO: Procurem sempre serem positivos. Haverá momentos que você vai querer jogar tudo para o alto e não querer mais saber de nada. Ser positivo em todos os momentos de sua vida irá te ajudar a realizar tarefas com mais prazer. Seja curioso, pesquise, questione, argumente, critique. Seja racional ao observar suas atitudes. Estudar não é uma tarefa fácil, por isso tente achar algo nos estudos que te chame atenção. Comece por uma matéria que você tenha mais facilidade e gradualmente irá perceber um avanço em seus estudos. Busque inspirações. Lembro de quando eu imprimia fotos da USP e deixava junto com minhas coisas do cursinho, colocava como plano de fundo do celular e até mesmo do computador, para quando eu me sentisse triste ou desiludido, eu olhasse para aquilo e pensava que estava fazendo esse ‘’sacrifício’’ por uma coisa grandiosa. E o mais importante de tudo: confie em você. Só você pode fazer com que seus sonhos se torne realidade. Nenhum caminho é fácil, mas depois que você passar por todos os perrengues possíveis, saberá o quão gratificante é realizar um sonho.

Vocês lembram que no começo eu disse que, uma pessoa esforçada ela se torna conhecida de diversas maneiras, pois é meus caros!

Marco Barbaresco, hoje, depois de todos os esforços ele também é conhecido como, universitário da EACH-USP!

(Marco em sua segunda casa, EACH-USP)


Tenho certeza que todos os funcionários do Silva Prado e amigos, estão super felizes pela conquista de um ex-aluno da escola. Mil parabéns migo!

                                 


Se você também é ex-aluno e gostaria de compartilhar sua história conosco, entre em contato imediatamente!! 
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ASSUNTOS

19 (1) 1ª Série (3) 1º ano (17) 2°ano (8) 2014 (2) 2015 (1) 2016 (4) 2017 (2) 2021 (4) 3ª série (3) 3º ano (40) (1) 6º ano (1) 7º ano (1) 8ª Série (2) 9º ano (2) AAP (5) Acolhimento (1) Aconteceu (2) Agita galera (4) Agita galera 2011 (4) Agita galera 2012 (3) Agita galera 2013 (2) Agita galera 2014 (2) Agita Galera 2020 (4) Alunos (37) Aplicativo (1) Arte (26) Artes (3) Atitude (14) Atividade (2) Aula Remota (2) Avaliação (4) Banda Silva Prado (18) Biblioteca (1) Bienal (1) Biologia (11) Blogs (4) Bolsa do povo educação (2) Bullying (5) calendário 2015 (1) Campanha (10) Campeonato 2011 (2) Campeonato 2013 (2) Campeonato 2014 (5) Campeonato 2015 (8) Campeonato 2016 (4) Campeonato 2017 (6) Campeonato 2019 (2) Campeonato Tênis de Mesa (1) Cantina (1) Carnaval (2) Celular (1) CERN (1) Chip (2) Cidadania (3) Ciências (5) Cinema (6) CineSexta (1) Classroom (3) Codiv 19 (3) Comemoração (2) Comprovante de vacina (1) Comunidade (1) Concurso (1) Concursos (11) Conhecimento (1) Consciência (16) Consciência Negra (3) Conselho de classe (2) Consumismo (1) Contrato pedagógico (1) Conviva (1) Coordenação (13) Copa do Mundo (2) Coronavírus (4) Cosplay (1) Cotidiano (6) Covid (11) Cultura (15) Cursos (11) Curta metragem (1) Dança (1) Debate (1) Dengue (1) desabafo (2) Despedida (1) Dia "D" (1) Dia do Desafio (1) Dia dos Namorados (4) Dia dos Professores (1) Dica (17) Dica Cultural (8) Direção (2) Disciplinas (2) Diversão (5) Doxa Café (1) EaD (1) ed.física (1) Educação (12) Educação Artística (2) Educação Física (27) EJA (16) EJATEC (3) Eletivas (16) ENEM (7) ENEM 2013 (1) ENEM 2014 (3) ENEM 2016 (3) Enem 2017 (1) ENEM 2022 (1) Ensino Fundamental (36) Ensino Médio (35) Ensino Técnico (2) Entrevista (26) escola da familia (1) Escola da Família (12) Espanhol (2) Esporte (1) estagio (1) Estante Literária (1) Estudos (4) Ética (2) Evento (77) Eventos (13) Ex alunos (15) Exposição (6) Facebook (1) FATEC (1) Feira de Profissões (8) Feirão das Eletivas (2) Feminismo (3) Festa (1) Festa Junina (9) festival da juventude (1) Festival do Minuto (2) Filme (2) Filosofia (14) Física (10) Formatura (6) Fotografia (3) funcionários (2) Geografia (10) Geologia (1) Globalização (1) Google (1) Graffiti (1) Grêmio (13) Grêmio 2011 (3) Grêmio 2012 (6) Grêmio 2013 (14) Grêmio 2014 (5) Grêmio 2015 (14) Grêmio 2016 (30) Grêmio 2017 (10) Grêmio 2020 (1) Grêmio 2021 (2) Grêmio 2022 (3) Halloween (2) História (17) Homenagem (21) Horário (1) humor (1) Identidade visual (1) idiomas (1) Indisciplina (1) Informações (76) Informe (5) Inglês (3) Iniciativa (8) Inova (1) Inscrições (1) Intercâmbio (6) Interdisciplinaridade (18) Intervalo (7) Julgamento de Sócrates (2) Kit alimentação (1) Leitura (1) Lembranças (5) Lição (1) Lição de Casa (6) Língua Portuguesa (11) Literatura (1) Livro (1) Loog (1) luta (1) Luto (5) Manifesto (6) Matemática (17) matrícula (1) Meio Ambiente (3) Memória (6) Mensagem (1) Metodologia ativa (2) Mostra de cinema (2) MTV (4) Mural (86) Música (12) NEPSO 2011 (4) NEPSO 2012 (1) NESPSO 2010 (1) Notas (1) Noturno (11) Novo Ensino Médio (6) OBMEP (1) Obras (1) Olimpíadas de Matemática (5) Oportunidades (28) Palestra (2) Parceria (2) Parlamento Jovem (1) Passeios (17) Pauta da Reunião (2) PEI (2) Pesquisa (2) Planejamento (3) Podcast (1) Poesia (6) Política (5) Português (1) Prof. Alex (26) Prof. Ana Cláudia (1) Prof. Bosco (1) Prof. Daniel (2) Prof. Danilo (4) Prof. Gabriel (4) Prof. Lenildo (1) Prof. Marcelo (1) Prof. Miriam (2) Prof. Quitéria (2) Profª Amélia (1) Profª Kelly (1) Profª Nilma (1) Profª Olimaris (1) Profª Patrícia Romannini (1) Profª Roberta (1) Professor André (4) Professor Daniel (3) Professor Douglas (2) Professor Hassem (1) Professor Kleber Tellini (1) Professor Luciano (1) Professor Orlando (2) Professor Raimundo (4) Professor Wilson (2) Professora Carmem (6) Professora Cida Macedo (2) Professora Cristiane (2) Professora Elaine (1) Professora Eliana (1) Professora Elisabete (1) Professora Fátima (12) Professora Juliana (1) Professora Laurineide (1) Professora Luci (1) Professora Mariley (1) Professora Miriam (16) Professora Norma (1) Professora Radja (2) Professora Rita (1) Professora Roseli (1) Professora Vera (9) Professora Viviane (3) Professores (33) Programa de Alimentação Escolar (1) Projeto (63) Projeto Baobá (2) Projeto de Vida (2) Projeto Escola Solidária (8) Projetos (28) Protagonismo (3) Psicologia (2) quarentena (19) Questionário (1) Química (4) Rádio Silva Prado (20) Reclassificação (1) recuperação (1) Reforma (1) Regras (1) Rematrícula (3) Reportagem do aluno (49) Reposição de aula (3) Reunião (17) Revisão (1) Roteiro de Estudos (1) SAEB (1) Sala de leitura (1) Salve a Terra (1) Sarau (1) SARESP 2010 (1) SARESP 2019 (1) SARESP 2021 (1) SARESP 2022 (1) Saúde (6) Saúde Mental (1) Secretaria de Educação. Silva Prado (1) Semana da Convivência (2) Setembro Amarelo (3) Silva Prado Cast (1) Sites (3) Sociologia (34) Solidariedade (10) Sustentabilidade (2) Talentos do Silva (14) Teatro (3) Tecnologia (2) Teste Vocacional (3) trabalho remoto (1) Tribunal Silva Prado (21) Tuma 2011 (3) Turma 2010 (7) Turma 2011 (1) Turma 2012 (4) Turma 2013 (1) Turma 2014 (9) Turma 2015 (4) Turma 2019 (9) Turma 2020 (9) Turma 2021 (20) Turma 2022 (22) Turma 2023 (1) Turma de 2016 (17) Turma de 2017 (12) Turma de 2020 (16) Turma de 2023 (2) TV Silva Prado (9) um dia na escola do meu filho (1) Uniforme (1) Universidade (25) USP (3) Vacina (1) Vandalismo (4) Vestibular (17) Vestibular 2014 (2) Vestibular 2015 (17) Violência (8) Visitantes (3)