Sim, o clima está tenso no cenário político brasileiro e, o pior, a onda de intolerância e a falta de conhecimento travestida de sabedoria toma conta da sociedade.
E foi nesse clima pesado e negativo, consequentemente desanimador, que os alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram aquilo que todos deveriam fazer: conhecer os direitos do país.
Isso mesmo, nas aulas de Sociologia (cujo o professor é este quem escreve), os alunos tiveram a missão de promover uma série de apresentações sobre os direitos: civis, políticos, sociais e humanos.
Num primeiro momento, houve a apresentação dos direitos, onde cada grupo trabalhou com materiais como a Constituição Federal, o Código Civil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros documentos.
Depois, ele apresentaram as formas de violação desses direitos, por meio de cartazes e fatos atuais, no nosso país, que comprovassem tais violações.
Foram dois dias de muitas discussões produtivas, reflexões e análises críticas. Tudo a partir da Constituição Federal, da noção dos direitos e de uma lógica racional, deixando de lado os maniqueísmos estúpidos que dão a tônica nas discussões atuais da sociedade.
E você pensa que acabou por aí????
Em quinze dias, serão lidas redações sobre cada um dos tipos de direitos.
E, para você que é aluno do Silva Prado, confira os cartazes que estão expostos no hall da saída.
Neles, é possível conferir um pouco do que foi o trabalho apresentado pelos alunos e, sem dúvida, aprender um pouco sobre CIDADANIA de verdade.
Obrigado a todos meus queridos alunos do 3º ano do Ensino Médio!!!
Prof. Alex
(Sociologia)
Infelizmente rompe-se o elo que nos une, através da indiferença de nossos próprios filhos, procura-se alguém para responsabilizar, sendo ora o legislador, ora o outro, menos a nós, o que está em demasiado incorreto, a sociedade o todo incluindo pais, professores, crianças, adolescentes, todos devem procurar fazer a sua parte para que ocorra uma verdadeira mudança em relação ao cenário atual.É relevante pensar e repensar nas atitudes, rever conceitos e preconceitos (conceitos pré-concebidos), a fim de dar chance aos que estão à margem da sociedade.
ResponderExcluirParabéns ao alunos e Parabéns Alex por mostrar e dar o direito a esses alunos de obter o conhecimento dos direitos do pais.