Na semana passada o Brasil inteiro se chocou com a divulgação de um estupro coletivo contra uma jovem de apenas 16 anos, em uma comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Assim como a maioria dos brasileiros, os nossos radialistas da Rádio Silva Prado também se comoveram com tal notícia e resolveram lançar uma campanha de conscientização. Durante toda essa semana que iniciou-se tivemos uma programação voltada a assuntos como: A reprovação da postura machista dentro e fora da nossa escola; O respeito mútuo, entre pessoas do mesmo e do sexo oposto; A importância do feminismo na sociedade e a importância do fim da cultura do estupro. As músicas foram voltadas às mulheres e a luta delas por igualdade, NÃO foi tocada nenhum tipo de música que deprecie a condição da mulher.
Em nossa escola podemos ver que a mulher "conseguiu" alcançar seu espaço, mesmo em meio a dificuldades, ao machismo e a falta de respeito que paira pelo ar. Os exemplos de mulheres à frente da escola são a nossa diretora e a presidente do grêmio estudantil Fernanda Almeida.
Assédio sexual ou verbal, infelizmente, ainda são comuns em nossa sociedade, portanto DENUNCIE mesmo que o agressor seja o colega de classe, o professor, o tio ou até mesmo o namorado.
A culpa NUNCA é da vítima!!!
Meninos, vamos aprender a respeitar a voz da mulher se ela disser NÃO é porque é NÃO. Se ela pedir para parar, é porque não está confortável e se ela te der um fora, aceite e siga em frente!
Eu luto pelo fim da cultura do estupro, e você?
Texto por: Renata Castilho (1ºA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário