Falar de cultura não é fácil, pois o entendimento do outro nos exige um esforço de observação e entendimento onde, a maioria das pessoas, não estão dispostas.
Mas, para entender é necessário se aproximar. Foi com esse objetivo que eu busquei estimular os alunos a levarem um pouco de cultura para escola.
O ponto de partida foi a importante de obra de Darcy Ribeiro, intitulada "O povo brasileiro". A partir daí, foram utilizados três capítulos referentes às matrizes tupi, lusa e afro.
Cada sala do primeiro ano levaria um pouca da nossa cultura matricial para a sala de aula. O resultado foi formidável.
Os alunos do 1ºA realizaram a pesquisa sobre a Matriz Tupi. A novidade ficou por conta da apresentação do trabalho que ocorreu no estacionamento da escola, com direito a fogueiro e oca improvisada.
MATRIZ TUPI - 1ºA
1ºG - TRABALHO EM EQUIPE
O 1º ano G soube traduzir bem a filosofia do trabalho em equipe e do compromisso. O objetivo era levar um pouco da cultura indiana para a sala de aula e, por alguns instantes, experimentamos a sensação de estar próximos de um país que nós é distante.
Mas, o show ficou do espírito cooperativo que se instalou na sala de aula. Logo no início da aula, todos se mobilizaram para decorar a sala de acordo com a proposta do trabalho, após isso, as apresentações de cada grupo nos mostrou um pouco dessa rica cultura.
Para finalizar, teve a dança e culinária de primeira.
Sem dúvida, o um trabalho de excelência!
Sem dúvida, o um trabalho de excelência!
ÍNDIA de Silvaprado
1ºF - AFEGANISTÃO
O 1ºF ficou com o Afeganistão, com a difícil tarefa de inverter o preconceito contra a cultura afegã, que carrega o estigma de um "país de terroristas", entre outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário