Quando eu fui votar, vi o maior comentário dos próprios mesários falando que esse ano houve um grande aumento de jovens eleitores que não tem a obrigatoriedade de votar votando.
A importância do voto:
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância e representam muito mais do que um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas e o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Enquanto alguns defendem que votar é um direito, outros defendem que é um dever.
Como votar consciente:
Em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém existem os que são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político? É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
Durante a campanha eleitoral:
Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais (SE DESVINCULE DELES). Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.
''Se todos os jovens com idade superior a 16 anos votassem, o Brasil não estaria no rumo que está. O futuro do Brasil depende da cidadania dos seus jovens. Não esperem pela obrigatoriedade do voto. Comecem agora! Não digo para votar nesse ou naquele, mas que façam valer os seus votos. Alguém bem que poderia iniciar já esta campanha. Vocês perceberão as forças que vocês têm. Não deixem para os outros. Comecem já!''
Fernanda Almeida Presidente do Grêmio Seleção Natural 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário