Na semana passada, antes do carnaval, o ex aluno Gabriel Souza, que finalizou seus estudos em 2016, no período noturno, procurou-me para mostrar uma música que havia produzido.
Gabriel Souza, ex aluno, compositor da música "A nossa realidade" |
A música, em estilo Rap, muito bem elaborada, refletia um pouco da angústia que alunos e professores sentem ao ver a realidade da escola pública no estado de São Paulo. Diante disso, Gabriel resolveu traduzir essa angústia na forma de arte.
Tanto seus argumentos, como sua crítica são bem fundamentadas e, infelizmente, só quando os alunos deixam a escola é que começam a perceber a precariedade do sistema escolar.
Abaixo, trechos das perguntas que fiz a Gabriel sobre a música e o que ele tentou expressar:
Blog: Por que compôs a letra e que mensagem tentou passar?
Compus a letra porque eu vi na nossa escola, e em tantas outras, o descaso do governo com os jovens. É preocupante olhar pra tudo aquilo e pensar que o país um dia estará nas mãos de pessoas com uma formação tão frágil, que muitas vezes não passa do ensino médio e, às vezes, nem no médio chega. Foi isso que tentei passar na letra, um sentimento de frustração com esse descaso e um alerta para as próximas gerações, que devem batalhar por melhores condições.
Blog: Como a letra se enquadra na realidade do Silva Prado?
Acho que assim como em outras escolas, o Silva Prado é muito prejudicado em questão de educação e preservação da escola. Os professores não recebem salários dignos e, por isso, alguns desanimam, as salas estão superlotadas, a escola se torna, às vezes, campo de batalha entre professores/ funcionários e alunos , com direito a xingamentos pesados e um desrespeito mútuo enorme, fora a estrutura da escola cheia de grades, trancas enormes, parece mais um presídio...
Blog: Quais lembranças você tem do Silva Prado?
Eu tenho lembranças muito felizes do Silva Prado , amizades, aprendizados e ocasiões que vou levar para a vida toda, mas também algumas lembranças tristes de colegas que hoje usam drogas, estão envolvidos com crimes etc. Mas, se alguém me perguntasse se eu estudaria em outro lugar, definitivamente a resposta é não. O Silva Prado moldou grande parte do meu caráter, me ensinou que a vida não é fácil e que a gente tem que correr atrás das nossas conquistas, enfim, eu amo o Silva Prado kkk pra mim ele é uma segunda pátria :-) é isso...
Reportagem: Prof. Alex (Sociologia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário