O governo de Michel Temer (PMDB) estima que irá poupar R$ 740 bilhões em 10 anos (mais especificamente entre 2018 e 2027) com as mudanças propostas pela PEC 287, popularmente conhecida como Reforma Previdenciária. Isso implica em freios e cortes, ou seja, todos os paranauês que conhecemos hoje e que servem para termos a dignidade de uma aposentadoria suavona irão mudar.
A expectativa de sermos tiozinhos grisalhos com uma vida mais ou menos, sem muitas preocupações e uma viagenzinha com a CVC vez ou outra pode ir por água abaixo.
A expectativa de sermos tiozinhos grisalhos com uma vida mais ou menos, sem muitas preocupações e uma viagenzinha com a CVC vez ou outra pode ir por água abaixo.
Aqui, o que você realmente precisa saber: iremos trabalhar por mais tempo.
Para boa parte da juventude, falar sobre economia é meio mala. Nós gostamos mesmo de ver o salário na conta no final do mês e foda-se tudo. Mas, são tempos temerosos, por isso, fiz um beabá simplão do que pode mudar na vida dos brasileiros se a PEC for aprovada pelo Congresso Nacional.
COMO É HOJE
Basicamente, pra você se aposentar, precisa cumprir a fórmula do sistema de pontos aprovado em 2015. É assim: o sistema de pontos exige que os homens tenham 35 anos de contribuição + 60 anos de idade, totalizando 95 pontos. Já as mulheres precisam ter contribuído por 30 anos e mais de 55 anos de idade, totalizando 85 pontos.
Há também a aposentadoria por idade, ou seja: homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir de 60 anos podem se aposentar, mas só se tiverem contribuído por 180 meses.
Isso tudo influencia em quanto você irá receber mensalmente como aposentadoria.
COMO SERÁ
A idade mínima para se aposentar será de 65 anos para homens e mulheres, o tempo mínimo de contribuição com o INSS também será alterado: passa de 15 anos para 25 anos. Ou seja, se você é autônomo, frila, PJ, vende miçangas, brigadeironha ou é sustentado pela grana dos pais enquanto curte as festinhas da faculdade, é melhor correr e começar a recolher o tributo. A não ser que você seja herdeiro e esteja cagando pra isso.
Trabalhadores rurais também serão atingidos. Hoje, eles se aposentam com 55 anos (mulheres) e 65 (homens), tendo de comprovar 15 anos de contribuição. Com a Reforma, ambos poderão aposentar somente com 65 anos e 25 anos de contribuição.
Servidores públicos também sofrerão mudanças, mas que ainda não foram definidas. Já para os militares, nada irá mudar. O governo Temer justifica que as alterações serão feitas só depois da reforma, respeitando as peculiaridades da carreira.
Dia 15 de março rolou uma paralisação nacional, em São Paulo nos concentramos na Praça da República e fomos em direção à Av. Paulista - MASP. Professores e alunos do Silva Prado marcaram presença, e gritaram juntos pelos seus direitos!!!
Av. Paulista tomada de trabalhadores de diversos setores Imagens que a mídia tradicional não mostrou |
Em todo país teve paralisação, mas os jornais não mostraram |
Quase 200 mil pessoas lotaram a Av. Paulista |
Professores saíram da Praça da República rumo à Av. Paulista para encontrar os demais manifestantes |
Lutando contra a reforma, professores e alunos |
Caso ainda tudo isso pareça muito abstrato, tente interpretar a imagem abaixo:
Texto e imagens de:
Fernanda Almeida
Presidente do Grêmio Seleção Natural 3.0
Fernanda Almeida
Presidente do Grêmio Seleção Natural 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário